Programa Diversidade em Conselho

Programa Diversidade em Conselho

Uma iniciativa B3, IBGC, IFC, Spencer Stuart e WCD
para aumentar a diversidade nos conselhos 

Criado em 2014, o Programa Diversidade em Conselho é uma ação conjunta de cinco entidades – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”), International Finance Corporation (“IFC”), Spencer Stuart e WomenCorporateDirectors (“WCD”) – para aumentar a diversidade nos conselhos do Brasil. Hoje, sua principal iniciativa, é favorecer a exposição das mulheres ao ecossistema de conselhos, fornecendo sessões de mentoria, momentos de aprendizado e debate, entre outros. O Programa Diversidade em Conselho visa identificar e criar uma rede de mulheres preparadas para atuar em conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, por meio de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento do seu network com apoio de profissionais experientes na atuação em conselhos, que atuam como mentores (as).  

Até agora, já passaram pelo programa 100 mentoradas em quatro edições anuais. O Programa é organizado por um Comitê Gestor e estruturado com base em metodologia de mentoria desenvolvida pela coach e consultora Vicky Bloch. Além dos encontros individuais entre mentores e mentoradas, o Programa Diversidade em Conselho promove palestras e fóruns de discussão com temas importantes para a formação das mentoradas, como responsabilidade dos administradores, mercado de capitais e gestão de riscos. 

As inscrições para processo seletivo da 5ª turma do Programa estarão abertas entre os dias 15 e 29 de junho de 2020. Para se candidatar, é preciso ler o Edital e Regulamento do Programa, bem como, preencher o formulário de inscrição abaixo. A escolha das mentoradas contará com o apoio da consultoria Spencer Stuart e será baseada no histórico profissional, interesse e disposição para assumir imediatamente posições em conselhos. Além disso, o processo seletivo levará em consideração a diversidade de composição de perfis da turma, para garantir um grupo de mulheres com variadas experiências, setores de atuação, formação, origem regional etc.

Pré-requisitos: a participação no Programa Diversidade em Conselho é gratuita, mas alguns pré-requisitos serão levados em conta no processo de seleção. Para melhorar o aproveitamento, a 5ª edição do Programa exige que a candidata tenha disponibilidade para realizar o curso “Temas Relevantes em Governança Corporativa e Mercado de Capitais”. O curso foi desenvolvido pelo IBGC especialmente para o Programa Diversidade em Conselho e suas informações estão disponíveis clicando aqui (o valor do curso será custeado pela própria participante). Fica isenta da exigência a participante que, cumulativamente, concluiu cursos para conselheiros e que tenha dois anos de experiência comprovada na área de mercado de capitais.

Outras características que serão levadas em conta no processo de seleção:
– Disponibilidade de tempo, interesse e disposição para assumir imediatamente posições em conselhos;
– Senioridade e maturidade profissionais (C-Level e equivalente);
– Variedade, amplitude e complexidade da experiência profissional;
– Reconhecimento da profissional no mercado; e
– Competências comportamentais relevantes para atuação em conselho

Acesse ao edital do Programa Diversidade em Conselho – 5ª edição

Acesse o regulamento do Programa Diversidade em Conselho – 5ª edição

Tem dúvidas? Confira perguntas e respostas

Inscrições encerradas!

Mais informações: pdec@ibgc.org.br

 

Deixe um comentário

Copyright©2021 WCD Todos os Direitos Reservados

EMAIL
contato@wcdbrasil.com.br